Mitos e Verdades Sobre as Unhas

A saúde também passa pelas unhas, mais do que um símbolo de beleza, unhas bem cuidadas são o cartão de visitas de qualquer pessoa. Além dos zelos estéticos, é preciso ficar atento para mantê-las saudáveis. Um ferimento mal tratado pode ser a porta de entrada para fungos, bactérias e até vírus. Mas com um pouco de atenção não é difícil preservar a saúde das unhas!
 
Conheça o que é mito ou verdade sobre o assunto:
 
1 – O esmalte atua como um protetor da unha?
 
Não, ele faz parte apenas do aspecto estético.

2 – Para as unhas crescerem fortes e saudáveis é importante ingerir leite e outras fontes de cálcio ?
 
As unhas não são ossos, nem são feitas de cálcio. A unha é feita basicamente de proteínas. Assim, quem quer promover o seu crescimento deve comer carne e outros alimentos proteicos, além de fontes de vitaminas do complexo B e as hortaliças verdes.

3 – Esmaltes escuros fortalecem e aceleram o crescimento das unhas?
 
Mito. Os esmaltes escuros não contém nenhuma substância que possa fortalecer a unha. Há sim, linhas de tratamento específico de cuidados com as unhas. Há alguns dias, apresentamos aqui a Linha de Tratamento Risqué que faz enorme sucesso! Confira aqui! Você já encontra a Linha de Tratamento Risqué em nossas lojas!

4 – O formato das unhas facilita que as mesmas encravem ou se lasquem com mais facilidade?
 
Verdade. As unhas dos pés, preferencialmente, devem ter o formato quadrado para impedir que elas encravem. Já o formato ovalado é ideal para unhas das mãos que são habitualmente fracas e quebradiças.

5 – Para as pessoas que são alérgicas, pode-se passar uma base hipoalergênica e qualquer outro esmalte por cima?
 
De forma alguma. A base hipoalergênica não garante que será feita uma película de proteção sobre a unha que impeça que o esmalte convencional entre em contato com a unha. Para tanto, se você tem alergia, utilize sempre bases e esmaltes hipoalergênicos. Conheça aqui as nossas linhas!

6 – É possível contrair doenças fazendo as unhas?
 
Sim. Principalmente as doenças como hepatite, micoses e até mesmo HIV. Além de higienizar o material, é necessário esterilizá-lo de forma correta. O mais eficaz é ter o seu próprio kit de manicure e levá-lo sempre que for fazer as unhas. Veja como montar o seu kit básico aqui!

Conheça os perigos de inverno!
 
O inverno é o período do ano mais propício ao surgimento de problemas nas unhas. As baixas temperaturas provocam ressecamento e os fungos atacam com mais frequência.
 
Nessa época as pessoas usam calçados fechados e isto facilita a proliferação de fungos. Antes de utilizar algum calçado, é necessário higienizá-lo com álcool 70% e, de preferência, deixá-lo no sol por um ou dois dias.

Esperamos que estes esclarecimentos tenham sido úteis! Se tiver mais alguma dica ou dúvida, fale conosco através dos  comentários!

Conte com a Lojas REDE para escolher os melhores produtos na hora de cuidar da beleza e saúde de suas unhas!

Avalie

Deixe um comentário