Há quem diga que os dentes são nossos cartões de visita. Sempre que interagimos com alguém, a boca costuma se destacar — especialmente, porque ela nos ajuda a transmitir diversos sentimentos, como alegria, medo ou tristeza. Assim, as pessoas vaidosas e que se preocupam com a aparência, vivem se perguntando como ter um sorriso bonito e branco.
Em um primeiro momento, até parece fácil, não é? Há quem acredite, por exemplo, que basta escová-los corretamente todos os dias para alcançar o resultado desejado. Porém, não é bem assim. Fora esse cuidado, é importante investir em outros hábitos saudáveis, que vão desde o uso do fio dental, até evitar certos alimentos capazes de comprometer a saúde dental.
Hoje, vamos compartilhar uma série de boas práticas bucais com as nossas lindezas. Acompanhe o post e aprenda, em poucos passos, como esbanjar alegria por aí e sem medo de ser feliz!
Dica #1: invista na melhor escova de dente
Basta ir às farmácias e lojas de higiene pessoal para encontrarmos uma ampla variedade de escovas de dente. E, nessa hora, sempre surge a dúvida: “qual o melhor modelo?”, “será que qualquer opção conseguirá higienizar corretamente os dentes?”.
Nessa etapa, a recomendação é investir em uma escova que tenha as cerdas bem macias, evitando agressões ao esmalte dental.
Outra dica é trocá-la com frequência. De acordo com os dentistas, o ideal é substituir o produto a cada três meses ou sempre que as cerdas começarem a escurecer.
Assim, será possível garantir uma limpeza adequada e impedir que o acessório comece a acumular resíduos e bactérias.
Dica #2: escolha um creme dental de qualidade
Quando falamos sobre cuidados com os dentes, o uso do creme dental não pode ser ignorado. Ideal para nos ajudar na escovação, o produto deve ser escolhido cuidadosamente.
A sugestão é começar conferindo a concentração de flúor em cada fórmula. Evite, por exemplo, as composições com mais de 1.500 ppm dessa substância — o que pode enfraquecer a arcada dentária.
Para o clareamento, também é necessário investir em uma pasta de dente que prometa amenizar manchas cotidianas, como aquelas que aparecem devido ao alto consumo de café e demais ingredientes pigmentados.
Dica #3: tenha o fio dental como grande aliado
O seu maior desejo é ter dentes perfeitos? Então, não há para onde fugir: será preciso contar sempre com o uso do fio dental.
Grande aliado da higienização bucal, esse produto ajuda a combater diretamente a chamada placa bacteriana – atuando nas áreas em que a escova não consegue alcançar.
Desse modo, é possível fugir de diversos problemas desagradáveis. Entre eles, destacamos as cáries, a periodontite e a gengivite.
Dica #4: como escovar os dentes
Ao escovar os dentes, é muito comum que algumas pessoas não realizem os movimentos corretos com a escova. Apesar de parecer algo inofensivo, esse tipo de desatenção pode prejudicar a higienização e, logo, comprometer o nosso sorriso a longo prazo.
Para que isso não ocorra, o ideal é ficar de olho na movimentação, garantindo que a sujeira seja completamente removida.
Um truque bacana para essa atividade é sempre realizá-la olhando para o espelho. Assim, você conseguirá observar com detalhes onde a escova está alcançando e quais são os pontos que ainda precisam de atenção.
Extra: como escovar os dentes com aparelho
Quem possui aparelho dental deve redobrar os cuidados ao higienizar a boca. Uma vez que essa ferramenta está presente nos dentes, é comum que boa parte da comida comece a ficar presa entre os braquetes. Consequentemente, a limpeza se torna mais difícil, facilitando o aparecimento de bactérias e cáries.
Diante disso, a solução é investir em uma escova dental ortodôntica – que conta com cerdas em formato em V, conseguindo alcançar todas as áreas do aparelho. Ainda é interessante ter um foco maior no espaço entre o braquete e a gengiva, higienizando a área com delicadeza e, ao mesmo tempo, precisão.
Aliás, aprender como usar fio dental com aparelho é primordial. Normalmente, os especialistas indicam o uso do fio dental com cera, que costuma deslizar com mais facilidade. Se tiver dificuldade, você também pode contar com a ajuda do passa-fio – um tipo de agulha presa na ponta do fio dental e que torna o processo menos complicado.
Dica #5: tenha cuidado com a alimentação
Fora os truques citados, existem outros segredos que devem ser praticados por quem deseja aprender como deixar os dentes brancos. Nesse caso, o destaque é para a alimentação, com foco nos doces.
Como se sabe, o açúcar é um componente responsável por alimentar as bactérias presentes na parte interna da boca. Quanto maior for a concentração desses micro-organismos, mais intensa será a produção de ácido – provocando um grande desgaste no esmalte dos dentes.
Em paralelo, existem alguns alimentos que, com o passar do tempo, acabam deixando a arcada dentária com aspecto amarelado. Eles são compostos por ácido fosfórico ou cítrico, como:
- açaí;
- beterraba;
- refrigerantes;
- vinho;
- suco de limão ou laranja;
- energéticos.
Vale destacar que não estamos dizendo para que você corte de vez esses itens do seu cardápio. Mas sim, procure consumi-los com cautela, evitando os excessos e diminuindo a frequência.
Por fim, faça o possível para não manter hábitos nocivos e que possam comprometer o seu visual de outras maneiras. Não morda objetos constantemente, utilize raspadores linguais e frequente o seu dentista com regularidade. O resultado será incrível!
Viu só? Com essas dicas, temos certeza de que você já sabe como ter um sorriso branco e super saudável.
Agora, não perca tempo: aproveite o momento para acessar o nosso site e garantir os melhores produtos para te ajudar nesse processo de beleza. Cremes, fios e até enxaguantes bucais podem ser encontrados nas Lojas Redes. Vem!